CRÉDITO - PLATAFORMA MULTIMODAL DE SELGUEIRO




PLATARFORMA MULTIMODAL DE SALGUEIRO É UMA DAS PRIORIDADES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Recife 2012 - O governador Eduardo Campos está anunciando três projetos bilionários na área de logística como prioridades para este segundo semestre. Entre eles está o projeto da Plataforma Logística Multimodal de Salgueiro – que compreende uma área de carga e descarga que junta transporte rodoviário e ferroviário - e é considerado um empreendimento dos mais importantes dentro do projeto de interiorização do desenvolvimento do Estado.

A meta do Estado é repassar à iniciativa privada as três grandes concessões na área de logística. Os projetos ainda não têm orçamento fechado, mas estima-se um investimento de R$ 5,4 bilhões no conjunto. Além da Plataforma os outros projetos contemplam o arco metropolitano – via industrial de 98 quilômetros entre Itamaracá e Suape como alternativa pra BR 101, e um complexo de aeroporto de turismo e de carga e porto em Goiania.

Empresas e consórcio privados solicitaram autorização para estudar a viabilidade das concessões através de Parceria Público Privada - PPP. A autorização formal para as pesquisas será divulgada após reunião do governador no Conselho Gestor dos Programa Estadual de PPPs(CGPE). No caso da Plataforma, os estudos vão durar seis meses. Por lei , a iniciativa que manifestar interesse deve bancar as pesquisas. Em caso do negócio ser viável, será colocado em consulta pública e depois licitado.

O terminal multimodal é um investimento projetado de R$ 600 milhões e, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, o interesse deve partir do grupo Libra que há 65 anos atua em infraestrutura de forma mais abrangente como terminais portuários.

O prefeito de Salgueiro Marcones Libório de Sá comemora a avaliação do governo e adianta que a Plataforma vai consolidar todo um eixo de desenvolvimento fazendo com que o Sertão Central se transforme na grande área logística de todo o nordeste brasileiro.

Fonte:http://www.salgueiro.pe.gov.br/noticias_2011/20110607_not04.htm