CRÉDITO - QUEM É QUEM - TADEU ALENCAR - SECRETÁRIO DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO

TADEU ALENCAR
Secretário Casa Civil / PE

Francisco Tadeu Barbosa de Alencar nasceu na cidade de Juazeiro do Norte (CE), no dia oito de abril de 1963. É formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), com especialização em Direito Tributário pela UFPE em parceria com a Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF).


Trabalhou no Banco do Brasil entre os anos de 1982 e 1991, período em que participou ativamente do movimento sindical como delegado do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Foi auditor fiscal do Tribunal de Contas do Estado (1991-1993), destacando-se também à frente da Associação dos Servidores do TCE.

Em 1993, aprovado em concurso público de provas e títulos, Tadeu Alencar tornou-se procurador da Fazenda Nacional. No órgão, desempenhou a função de chefe da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 5ª Região (2000 a 2003), além de procurador-geral adjunto do Ministério da Fazenda (2003-2006), em Brasília, no primeiro Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.




Convidado pelo governador Eduardo Campos assumiu, na primeira gestão (2007-2010), o cargo de secretário como procurador geral do Estado. Promoveu ampla reestruturação do órgão (posse de novos procuradores, reformas físicas, reaparelhamento das áreas de TI, logística, investimentos acadêmicos) e imprimiu como uma das marcas de sua gestão a recuperação de créditos da dívida ativa – que permitiu que R$ 349 milhões voltassem aos cofres do Estado em quatro anos.


Tadeu Alencar integrou o Conselho Superior da Advocacia-Geral da União, como procurador geral da Fazenda Nacional em exercício, representou o Ministério da Fazenda no Conselho de Administração da Empresa Gestora de Ativos (EMGEA) e ocupou a vice-presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Foi também membro fundador e vice-presidente do Conselho de Relações Internacionais do Instituto Pernambuco de Estudos Tributários, fez parte dos conselhos fiscais do Banco do Nordeste do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), além de delegado do Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional.

Em reconhecimento aos serviços prestados à administração pública, Tadeu Alencar foi homenageado por importantes instituições. Destacam-se a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado (Tribunal de Justiça de Pernambuco, em agosto de 2008); Título de Cidadão de Pernambuco (Assembleia Legislativa do Estado, em dezembro de 2008); Medalha Nilo Coelho (Tribunal de Contas do Estado, em novembro de 2010); Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca (Tribunal Regional Eleitoral, em março de 2011), entre outras condecorações.