VOE GOL - OBSERVATORIO DO RECIFE



Não é mais desconhecido por ninguém que o Estado de Pernambuco vive sua melhor oportunidade de desenvolvimento das últimas décadas. De acordo com os cenários mais realistas elaborados, os investimentos estruturadores, já em fase de implantação, serão capazes de triplicar o tamanho do PIB até 2030 e duplicar a renda do pernambucano até 2020.
Paradoxalmente, a cidade do Recife, na contramão dessas boas perspectivas, infelizmente detém o trágico título de capital mais insegura do Brasil, figurando entre as dez cidades mais violentas do país pelo critério de assassinatos por 100 mil habitantes.
Chocadas com essa realidade desconcertante e cientes de que as estatísticas de insegurança constituem a ponta de um iceberg de desajustes econômicos, sociais e ambientais, entidades da sociedade civil compostas por cidadãos recifenses preocupados com a qualidade de vida de todos aqueles que habitam a capital pernambucana resolveram lançar o movimento Observatório do Recife.
A missão a que se propõe o Observatório do Recife é mobilizar a sociedade para selecionar, propor e monitorar um conjunto de indicadores e metas que se constituam numa agenda de desenvolvimento sustentável para o Recife e que a levem a se transformar numa cidade melhor para se viver, socialmente justa, ambientalmente equilibrada e economicamente viável.





Sintonizado com a tendência mundial de protagonismo da sociedade na melhoria das condições de vida das cidades, o movimento Observatório, que já conta com vários casos de sucesso na América Latina e no Brasil, é parte integrante da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que congrega 21 cidades no país.

Já no seu lançamento e no exercício da sua missão, o Observatório do Recife disponibiliza para conhecimento da sociedade um conjunto de temas e indicadores que constituem, no seu entendimento, prioridades indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida no Recife.

O grande poeta recifense Carlos Pena Filho chamou o Recife, em verso famoso, de cidade “noiva da revolução”. Os que integram o Observatório do Recife acreditam firmemente que a heroica trajetória da cidade lhe confere todos os predicados para protagonizar mais uma revolução.

A revolução da cidadania com atitude para mudar a realidade adversa e aproveitar o bom momento econômico vivido pelo Estado. O Recife e a atitude propositiva dos seus cidadãos vencerão mais essa batalha, com certeza.