CRÉDITO - SUZANO PAPEL E CELULOSE - EXPANSÃO NO MARANHÃO - NORDESTE


A nova unidade industrial do Maranhão conta com garantia de suprimento de madeira, tem à disposição excelente malha logística e contratou um time de fornecedores de primeira linha.

A Suzano Papel e Celulose iniciou a produção de celulose de eucalipto na fábrica de Imperatriz, no Maranhão. A unidade, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas, atenderá, prioritariamente, os mercados europeu e norte-americano. Toda a celulose da nova fábrica já conta com a certificação FSC. Já o suprimento de madeira virá de plantios próprios, do Programa Vale Florestar e de parcerias com produtores locais. O investimento industrial inicialmente planejado foi de US$ 2,3 bilhões e o financiamento está equacionado. O investimento florestal é de US$ 575 milhões.


“Esse é um momento muito especial e que representa um salto importante para a empresa. Superamos o primeiro desafio, que era o início da produção, e agora estamos com nossas equipes focadas na evolução da planta”, explica Walter Schalka, presidente da Suzano Papel e Celulose, lembrando que a curva de aprendizagem do projeto é garantida em contrato com os fornecedores de equipamentos.

Para escoar a celulose, serão utilizados um ramal ferroviário próprio de 28 quilômetros, a ferrovia Norte-Sul e a ferrovia Carajás, essas duas últimas administradas pela Vale. A carga não sofrerá transbordo até o Porto do Itaqui, por onde será exportada. “A logística de escoamento da fábrica é um dos importantes diferenciais do projeto”, afirma Schalka.
A geração de empregos é estimada em 3.500 diretos e 15.000 indiretos.

.