MISS BRASIL SOFRE OFENSAS POR SER CEARENSE

OAB-CE quer responsabilizar internautas por comentários ‘racistas’

Comentários preconceituosos no Twitter contra a recém-eleita Miss Brasil, a cearense Melissa Gurgel, levaram a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) a pedir que os autores fossem responsabilizados. O presidente em exercício, Ricardo Bacelar, assinou nesta segunda-feira representação e notícia-crime junto ao Ministério Público Federal contra os internautas, que, segundo a entidade, “teceram comentários de cunho racista ao povo cearense”.

Entre as postagens do Twitter, há críticas ao sotaque da população: “Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível” e “Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem”. Outra comparava o padrões de beleza com o de outros estados: “Miss Ceará ganhou o Miss Brasil, e eu aqui achando que no Ceará só tinha gente feia”. Ontem à tarde, apenas um dos comentários continuava publicado no Twitter. Dois perfis estavam bloqueados.

“Não podemos tolerar qualquer discriminação contra o povo do Ceará”, defendeu, por meio de nota da OAB-CE, Ricardo Bacelar. “São colocados comentários preconceituosos e depreciativos ao povo cearense. É racismo em razão da localidade do Ceará, e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense nos orgulha e faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, completou.

Segundo a OAB-CE, foi pedida a identificação dos autores e, caso seja constatado crime de injúria, o autor da mensagem pode ser condenado por período de um a três anos.

A cearense Melissa Gurgel, 20 anos, foi eleita no sábado Miss Brasil 2014. Ela disputou com outras 26 garotas a coroa de mulher mais bonita do país, em concurso realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Durante esta seunda, Melissa concedeu entrevistas sobre o prêmio. Nas suas páginas em Twitter, Facebook e Instagram, ela apenas postou fotos e agradeceu àqueles que torceram por sua vitória e não chegou a comentar a polêmica. Tampouco se pronunciou a organização do Miss Brasil, embora procurada pela reportagem. Enquanto isso, os comentários repercutiram as redes sociais, e internautas criticaram as ofensas.

http://oglobo.globo.com/sociedade/miss-brasil-sofre-ofensas-por-ser-cearense-14086558?utm_source=Facebook&utm_medium=Social%20&utm_campaign=O%20Globo

.