COSTA DO SOL NASCENTE E POENTE DE FORTALEZA - CEARÁ


Conhecer o Ceará é sempre uma grande emoção. Prais paradisíacas, falésias deslumbrantes e lagoas cristalinas. É assim a Costa Sol nascente.

Formada pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, a região reúne beleza e diversão. Nesta rota você encontra parque aquático, parque ecológico, lagoas, manguezais, rios, dunas e um mar calmo e agradável.

Importante também conhecer o patrimônio cultural do lugar, uma herança da colonização portuguesa. São edificações do século XVIII, com igrejas, museus, casa de câmara, cadeia e residências.

A região ainda reserva atrações imperdíveis como as regatas de jangada. o labirinto das falésias, na praia do Morro Branco e a internacionalmente conhecida praia de Canoa Quebrada.



O roteiro possui infra-estrutura de hotéis, pousadas e resorts.
A região tem variada cozinha de peixes e frutos do mar, com destaque para a lagosta. Há também derivados da cana-de-açúcar e produtos regionais.
O artesanato é rico e variado, com renda de bilro, labirinto, filé, palha, areia colorida, bordados, couro e cerâmica.

Conheça: Beach Park, o maior parque aquático da América Latina, o passeio de catamarã no Rio Jaguaribe, a noite na Broadway em Canoa Quebrada, a Lagoa do Uruaú e os engenhos de cana-de-açúcar, além de passeios de buggy nas dunas e as famosas areias coloridas em Beberibe.

Como chegar: Localizada na região do litoral Leste, tem acesso pela CE-040 e BR-304, indo de Fortaleza.

A Costa Sol Poente, na qual se pode avistar o pôr-do-sol de qualquer lugar, oferece dois fascinantes roteiros. O primeiro é formado pelos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Amontada e Itarema. O outro roteiro integra com o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, abrange os municípios de Cruz, Granja, Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim e Chaval.

Numa sequência de 400 km de praias famosas como Jericoacoara, considerada uma das praias mais bonitas do mundo, outras primitivas e habitadas por comunidades de pescadores, diferencia-se por suas dunas enormes, lagoas de água doce ou salgada, pelos rios que adentram o sertão e pela moldura da serra.

Praias como Cumbuco, Taíba, Paracuru, Lagoinha, Fleixeiras, Guajiru, Baleia, Icaraizinho, Porto dos Barcos, Preá, Jericoacoara, Tatajuba, Barra dos Remédios e Bitupitá, conquistam qualquer visitante. O mar calmo e ventos constantes tornam o paraíso para a prática de esportes náuticos e das tradicionais regatas de jangada.

Nesses roteiros a arte de bem receber propiciam diversificadas opções de turismo e lazer. Há também a diversidade de eventos regionais, culturais, gastronômicos, esportivos, rurais além das famosas festas, festivais de escargot, ostras e camarão, as vaquejadas, campeonatos de surf, windsurf e kitesurf.

A região é ótima opção para comprar produtos rurais como: pêtas, doces, licores, cachaça, frutas da região, rosas e artesanato.

Conheça: o parque Nacional e a Gruta de Ubajara, Cachoeiras do Boi Morto e Cafundó, as trilhas, a cidade histórica de Viçosa do Ceará, o Pólo Turístico e Artesanal e Cultural a Igreja do Céu, a Bica do Ipu, plantações de rosas, reservas ecológicas e cachoeiras da floresta.

Como chegar: O roteiro é ligado pelas rodovias BR-222 e CE-187 e também pelas BR-020 e CE-257. Tem como pontos de partida o Aeroporto de Sobral e a cidade de Fortaleza, onde está localizado o Aeroporto Internacional Pinto Martins.

www.ceara.tv

.