DESCUBRAS OS PARAÍSOS ESCONDIDOS DO CEARÁ


Fortaleza, Canoa Quebrada e Jeri são destinos mais que conhecidos do Ceará. A combinação de vários elementos – como dunas e falésias coloridas – torna esses locais simplesmente imperdíveis. Mas se você é do tipo que gosta de sossego e algo mais rústico, então o seu lugar são as praias quase desertas do estado. E para você não perder tempo procurando, selecionamos cinco praias onde cenários paradisíacos são regra.

Icaraizinho

Se você está acostumado com a combinação cearense sol e praia, inclua em seu cardápio ventos constantes e a tranqüilidade de um local não tão fácil de chegar.

Icaraizinho, ou Icaraí da Amontada, está a apenas 180 km de Fortaleza – antes até da badalada Jeri – mas a estrutura ainda simples e alguns quilômetros de terra, afastam as multidões desse pequeno rascunho do paraíso.

Em qualquer época do ano você encontra além das águas verdinhas e montes de areias, praticantes de windsurfe. A brisa constante – e também o sossego – atrai em qualquer temporada os esportistas pros cantos de lá.

Barra dos Remédios 

Na Barra dos Remédios, entre mangues e areias que se dividem entre as águas doces do rio e o mar, existe praticamente só você. Bastante desabitada e maravilhosamente tranqüila, a Barra é um dos locais mais interessantes da cidade de Camocim – apesar de Maceió e Tatajuba, por exemplo, também serem imperdíveis.

Fazer passeios de buggy ou caminhar pelas grandes montanhas de areia é um daqueles programas obrigatórios. O vento constante disfarça o calor. Mas não se engane: o sol castiga os menos acostumados. E para refrescar, nada melhor que um mergulho nas águas verdinhas.

Acaraú
 
Acaraú, ou Acaracu, tem uma paisagem calma e diferente. O encontro da caatinga do sertão com o litoral e o rio que dá nome à cidade, traz cenários diversos dos encontrados em outras partes do Ceará.

As carnaúbas, junto às formas dos mangues, tornam a foz do rio um local de paisagens especiais. Praias, como Barrinha e Arpueiras, se estendem por todo o município. Sem ondas, as águas refletem o mesmo sossego das areias. Não se assuste se Arpueiras estiver literalmente seca. Durante a maré baixa o que se vê são só montes de areia e piscinas rasas.

Prepare-se para experimentar delícias únicas – e baratas. Só os frutos do mar já valem os 255 km de distancia da capital cearense.

Ponta Grossa 

Chegar à praia de Ponta Grossa, no município de Icapuí, é como entrar em uma imensa pintura. As típicas garrafinhas com areia colorida, que são feitas ali por perto, não conseguem ser mais coloridas que os cenários da região.

As dunas imensas – algumas chegam a mais de 50 metros – contrastam perfeitamente com a claridade do mar e os tons avermelhados das falésias.

Nos intervalos entre um buggy ou um carro com tração nas quatro rodas que passa pela praia, o que se sente é tranqüilidade e sossego.

Praia de Redonda

Icapuí é um lugar realmente abençoado: além da praia de Ponta Grossa, também é berço de Redonda, uma das mais procuradas do litoral norte do Ceará. A beleza se assemelha à de outras encontradas por ali. Formações rochosas surgem únicas no mar, falésias e dunas dão um toque especial à paisagem e jangadas margeiam tranquilamente as areias.

Não deixe, em hipótese alguma, de se deliciar com as lagostas da região. A comunidade, de mais de 500 famílias, tem tradição na pesca deste que é um dos mais saborosos frutos do mar da região Nordeste.

www.ceara.tv

http://roteirosincriveis.uol.com.br/destinos/america-do-sul/brasil/nordeste/ce/descubra-os-paraisos-escondidos-e-quase-sem-ninguem%C2%A0-do-ceara/

.