NORDESTE PREFERENCIA NACIONAL

Os destinos de sol e praia, no Nordeste brasileiro, se mantêm na preferência nacional para viagens de férias. É o que mostra a Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, realizada pelo Ministério do Turismo no mês de novembro de 2014. Oito em cada dez entrevistados que pretendem viajar planejam fazê-lo dentro do Brasil nos próximos seis meses, e quase metade deles (46%) apontam a região como destino favorito. Para o MTur, os números consolidam um padrão de escolha por roteiros de verão, dentro do Brasil. Conheça o que cada um dos nove estados que compõem a região tem a oferecer.

Alagoas 

Alagoas é um destino que atrai muitos visitantes durante o verão. Em Maceió, todo o verde contagiante dos coqueiros que dominam a orla pode ser visto de longe. São 40 km de litoral e 22 km de lagoas. Um dos passeios tradicionais da cidade é navegar de jangada até as famosas piscinas naturais formadas na Praia de Pajuçara. O local ainda conta com opções culturais como museus, igrejas, artesanato e teatros. Na Costa dos Corais, as cidades de Jarapatinga, São Miguel dos Milagres, Paripueira, Porto de Pedras, Maragogi e Barra de Santo Antônio oferecem opções únicas de belezas naturais que encantam não só os turistas, mas os moradores. Para degustar, não deixe de provar a culinária tradicional, regada a muitos frutos do mar.

Bahia

Na Bahia é comum dizer que é verão o ano inteiro. Mas é durante a estação que o clima e a atmosfera ficam mais agitados no estado. As temperaturas sobem e as festas se multiplicam pelas cidades atraindo diversos turistas do mundo inteiro. Com início em novembro, os ensaios dos blocos e artistas da terra esquentam ainda mais o clima em Salvador e a capital ferve com celebrações de baianos e turistas de todos os continentes, que se preparam para a chegada de um dos eventos mais esperados do ano: o Carnaval. Muito axé, dança, sorrisos e diversão compõem essa festa colorida e animada. Para quem busca sossego e deseja descansar a beira-mar, o litoral é privilegiado. São mais de mil quilômetros de praias que agregam belezas naturais, gastronomia, cultura e entretenimento somados à hospitalidade receptiva do povo baiano. Entre os destinos mais procurados estão Porto Seguro, Trancoso, Ilha de Itaparica, Ilhéus, Itacaré, Bahía de Todos-os-Santos e muitos mais.

Ceará

Praia, sol, coqueiros, falésias, lagoas de águas cristalinas, fontes de água doce e dunas fazem do estado um destino ligado à natureza. Mas que oferece também opções de cultura, gastronomia, história e até parques temáticos. Em Fortaleza, capital, o principal atrativo são suas praias paradisíacas. São 25 km de areia e mar, que não vão decepcionar. Recheadas de quiosques e restaurantes que oferecem caranguejos, camarão e outras iguarias, as praias mais visitadas são a Praia do Futuro, a Praia de Meireles e a Praia de Iracema. Um pouco mais distante do centro urbano da cidade encontram-se as praias preferidas dos turistas e moradores. Canoa Quebrada, Lagoinha e Jericoacoara apresentam águas cristalinas e um privilegiado pôr do sol. Quixadá é uma opção de turismo e aventura, já que seu principal atrativo está no ar. A cidade é considerada o melhor local para a prática de Voo Livre na América do Sul.

Maranhão

São Luís é quase um museu ao ar livre. Seu Centro Histórico possui um famoso conjunto arquitetônico com quantidade superior a cinco mil imóveis, com construção datada entre os séculos 17 e 19. Fica impossível falar da cidade sem citar suas maiores e mais conhecidas festas populares: o Carnaval de São Luís e a Festa de São João. Com duração de vários dias, as festividades contam com a presença do Bumba Meu Boi, a mais conhecida manifestação do folclore maranhense. Apresentações com o Tambor de Crioula, de origem africana e fabricado com troncos de árvores, são tipicamente vistas em atividades regionais. Claro que não de pode deixar de conhecer as centenas de quilômetros de dunas de areia preenchidas por piscinas naturais gigantescas: os Lençóis Maranhenses. Um destino único no mundo, por conta da qualidade das chuvas na região, capazes de enriquecer o deserto com milhares de oásis azuis e verdes por alguns meses do ano. Uma paisagem que desafia a lógica e convida à aventura.

Piauí

Aqui, destaque para o Delta do Parnaíba. O local é praticamente virgem. Entre montes de areia de até 40 m e lagoas que lembram os Lençóis Maranhenses, turistas brasileiros e estrangeiros desbravam o Delta em busca de paisagens desconcertantes e, principalmente, de uma rica diversidade. Os passeios são feitos de barco e divididos em diversos circuitos. Entre os mais conhecidos estão o Igaraçu, Caju, Melancieira, Igarapé dos Periquitos e dos Poldros e Canárias. Os igarapés e mangues formados entre as mais de 70 ilhas são berço de todo tipo de animais e plantas. Conforme a água se torna mais salobra ou doce, a vida muda. Outro passeio interessante é o Parque Nacional da Serra da Capivara. Com mais de 120 mil hectares de cânions, grutas, falésias e o rico bioma da caatinga, o local e seu entorno abrigam 1.334 sítios arqueológicos (172 deles abertos a turistas), pinturas com 29 mil anos de história e paisagens que remontam ao período pré-cambriano (mais de 570 milhões de anos atrás).

Sergipe

O Verão Sergipe que acontece do sul ao norte do estado, passando também por cidades históricas, reúne atrações nacionais e locais do pop rock, MPB e outros estilos. Artistas como Nando Reis, Diogo Nogueira, Titãs, Nação Zumbi e Paralamas do Sucesso já passaram pelos palcos do Verão Sergipe. Durante o evento as cores e a percussão dos grupos tradicionais sergipanos também desfilam no espaço, garantindo uma bela demonstração da cultura sergipana. Aqueles que desejam se deliciar e relaxar em contato com a natureza devem conhecer a Foz do Rio São Franscisco, onde está localizada a Praia do Cabeço; e o Cânion do Xingó, um vale profundo com 65 quilômetros de extensão e 170 metros de profundidade. O visual é formado por rochas de granito avermelhado e cinza na encosta.

Pernambuco

O Verão de Pernambuco é para se molhar... E para se queimar também. O sol escaldante ilumina e bronzeia os 187 km de litoral. Neste caminho, Porto de Galinhas, e toda sua irreverência, é o terceiro destino mais procurado para aluguel de imóveis neste verão, em toda a região Nordeste, o que mostra a força da cidade para o estado. Além disso, três praias pernambucanas se destacam: Itamaracá, que tem uma vocação natural para o turismo náutico; Carneiros, uma praia com águas calmas, perfeitas para quem busca mais tranquilidade; e as maravilhas de Fernando de Noronha, conhecido como um paraíso na terra. A capital Recife ainda é um dos principais polos gastronômicos e médicos do país e vem se consolidando, cada vez mais, pelo turismo de negócios. Inúmeros atrativos se destacam na magnitude e importância histórica de suas tradições culturais, como os festejos carnavalescos e juninos.

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte não é preciso esperar o verão chegar para aproveitar as maravilhas naturais do estado. Isso porque, é sol, praia e calor durante o ano todo. Por isso, nunca é cedo ou tarde para preparar as malas e explorar todo o litoral potiguar. Não é segredo que a natureza foi generosa com o lugar e reservou alguns dos cenários mais belos do Brasil, como dunas, coqueiros, praias de águas mornas, falésias, lagoas, ventos propícios para esportes náuticos, peixe fresco e camarão graúdo. Uma das qualidades interessantes do Rio Grande do Norte é que apesar do turismo intenso, lá ainda é possível encontrar praias preservadas, pouco movimentadas e perfeitas para quem busca sossego. Isso acontece em algumas delas, como a Baía dos Golfinhos, Praia do Madeiro, Ponta Negra, Península de Galinhos, Tourinhos, Barra do Cunhaú e Maracajaú. Em cada praia, um atrativo: desde a emoção das manobras radicais nas dunas móveis ou fixas, ao simples relax numa vila de pescadores. E tem ainda as piscinas naturais da última praia listada acima, uma barreira de corais a sete quilômetros da praia, com águas mornas e cristalinas que convidam a mergulhos em meio a peixes coloridos.

Paraíba

Para quem gosta de vida pacata, tranquila, mas não quer perder a ligação com o ritmo da cidade grande, pode considerar a Paraíba um paraíso. João Pessoa e seus 733 mil habitantes já estão acostumados com os buggys e jangadas que habitam a orla lotada de turistas. O litoral do estado está entre os mais belos do Brasil, muitas praias tranquilas, areia fina e coqueirais. O interior faz parte do sertão do Nordeste, onde predomina a caatinga. A Praia de Ponta do Seixas, em João Pessoa, é o ponto extremo leste da América continental, onde o Sol nasce primeiro. A capital acaba por ser a região de maior visitação, mas quem tem um tempo livre não pode deixar de conhecer a região Sul do estado. Menos de 30 km de distância separam João Pessoa do Conde, cidade que guarda algumas das mais belas praias da região – seja para mergulhar, surfar, praticar o naturismo ou simplesmente apreciar o visual. Tambaba, Coqueirinho, Praia de Areia Vermelha e Tabatinga são algumas das praias consideradas imperdíveis em seu roteiro. Programe-se e divirta-se. 


http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/113260/nordeste-preferencia-nacional

.