O LUXO FICA MAIS PROXIMO DO NORDESTE E MUDA O MERCADO

O setor de realização de eventos e os shoppings são termômetros do luxo no Ceará, disse o especialista

Depois de longos anos à margem do que havia de mais sofisticado no País, o Nordeste vive o momento iluminista de sua história, quando "saiu das trevas para a luz" da efervescência do consumo, de acordo com a análise do expert em mercado de luxo Carlos Ferreirinha.

Segundo Carlos Ferreirinha, o luxo hoje não está só no apartamento de milhões de dólares, mas também no batom ou bebida.

O especialista ministra, desde ontem, o curso "O Negócio do Luxo" incluído no Programa de Educação Corporativa da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Ascensão


Durante o primeiro dia de aula, ele apontou o incremento que grandes marcas de diversos segmentos tiveram no Nordeste depois do fortalecimento da economia brasileira, o que levou, segundo ele, à proliferação do consumo de grandes marcas.

"Hoje, eu não consigo colocar o luxo num patamar distante. A leitura do luxo para mim é uma leitura prática, pragmática, e se manifesta de diversas formas, como no apartamento de milhões de dólares, em aviões, mas também se manifesta pelo batom, pela bebida. Então, o luxo está bem mais perto de nós do que nós pudemos imaginar", declara. Como exemplo, ele citou o consumo de destilados pelos pernambucanos - o maior do País.

Ceará

No Ceará, após conferir o perfil da turma, apontou o setor de realização de eventos e, principalmente, os shoppings como termômetros do luxo.

"As pessoas estão investindo fábulas em casamentos e bailes de debutante. Alguns chegam a R$ 8 milhões no Brasil. Já os shoppings brasileiros seguem uma dinâmica diferente do resto do mundo concentrando bons restaurantes, cinemas e lojas de grifes que, no exterior, só são vistos nas ruas", disse.

Dinâmica e dicas

Para os shoppings nordestinos, especificamente, ele apontou a responsabilidade de trazer para a região lojas próprias de grandes marcas, as quais chegavam por aqui somente em lojas multimarcas. "Não importa a atividade, para falar com o consumidor brasileiro, seja qual for o momento econômico pelo qual ele esteja, o empresário tem que falar via shopping", aconselhou Ferreirinha. De acordo com o especialista, a dinâmica nacional, principalmente a varejista, derruba muitas multinacionais quando chegam aqui, por conta de marcas sólidas e que estabelecem outra lógica para o mercado brasileiro. O expert em mercado de luxo disse ainda para a turma, formada por empresários e profissionais de ramos relacionados, ficar atenta a cinco pontos quando visitam uma cidade onde eles poderão atuar. São eles: (1) os carros em trânsito, pois constituem elementos de distinção social; (2) restaurantes; (3) as mulheres e as bolsas que elas usam; (4) o que as pessoas bebem nas festas da cidade; e (5) as manifestações gays - "quanto mais consumo gay, mais forte serão os arquétipos de consumo e abertura deste mercado".

Expectativas superadas


Para os coordenadores do curso, a adesão e a procura superaram as expectativas da Unifor para "O Negócio do Luxo". "Foi um sucesso, temos profissionais de todos os segmentos ligados ao luxo em Fortaleza aqui", avaliou o professor e analista de arte Edu Oliveira. Já a professora e especialista em mercado de luxo Cristina Vasconcelos comentou que já é planejada a vinda de mais profissionais do ramo, como arquitetos, designers, chefs de cozinha e curadores e diretores de museus à Unifor.