O NORDESTE É A CHINA NO BRASIL

O mercado de luxo está em forte expansão na região

Os dados do IPC Maps, pesquisa da IPC Marketing Editora, já apontaram, em 2013, a região Nordeste como a que tem o maior potencial de consumo entre as regiões brasileiras. 

O ranking mostra os 350 municípios brasileiros com maior potencial de consumo e, entre os cem principais, 32,2% concentram-se no Nordeste. Em seguida vem o Sudeste, com 30%. “O Nordeste é a china no Brasil”, afirma Carlos Ferreirinha, da MCF Consultoria, fazendo uma analogia com o país que possui uma das economias que mais crescem no mundo. 

Os números mostram ainda que as classes A1 e A2 têm potencial de consumo da ordem de aproximadamente R$ 7,8 bilhões, dados que também trarão reflexos ao Nordeste. “A expansão, mudança no padrão de consumo e novos consumidores gera dinâmica no mercado de luxo e oportunidades, principalmente para o Nordeste que estava aquém do consumo durante muitos anos”, avalia.
 
Para ele, este é um mercado que demanda atenção de lojistas, principalmente aqueles voltados ao público de alto padrão. “Os habitantes do Nordeste têm um desejo latente, uma vontade reprimida de consumo, o que torna a ‘aventura aspiracional’ significativa”, analisa.
Ferreirinha aconselha que as marcas voltem seus olhares para o Nordeste. “É preciso entender que o Brasil não é mais somente Sudeste e Sul, mas que as oportunidades também estão no interior, no Nordeste, Norte e Centro-Oeste.”

http://www.emobile.com.br/varejo/item/14419-mercado-luxo-nordeste.html