TURISMO EM PORTO SEGURO: AS PRAIAS DO DESTINO BAIANO

As praias de Taperapuã, Ponta Grande, Parracho, Coroa Vermelha e Mucugê são atrações para quem visita a cidade da Bahia
A praia do Mutá é uma das melhores de Porto Seguro,
com águas bem mornas, calmas e cristalinas
Diversas atrações chamam turistas para a famosa cidade de Porto Seguro, que tem atividades para todos os gostos e idades, como muita história e cultura baiana, além da deliciosa gastronomia local, com muitos frutos do mar. Ainda assim, os principais atrativos são as praias irresistíveis, ainda mais quando o verão chega e as temperaturas começam a subir.

Não desapontando a região Nordeste, bem conhecida pelo seu litoral extenso, Porto Seguro conta com cerca de 85 quilômetros de praias com areias finas, brancas, pouco poluídas e repletas de piscinas naturais. A mais procurada é a Taperapuã, especialmente por jovens que procuram a agitação característica do município, que tem, na orla, várias barracas tocando música o dia todo.

Já quem procura relaxar e descansar um pouco durante a viagem, para fugir da correria do dia a dia, pode se hospedar em um grande resort e aproveitar toda a mordomia que ele oferece ou ir até a praia de Curuípe. O local tem uma atmosfera bem tranquila, com águas calmas, e é bastante procurada por quem quer fazer uma caminhada e mergulhar logo em seguida.

Taperapuã, a praia mais procurada de Porto Seguro,
é ótima para quem quer curtir a agitação da cidade durante o dia
Taperapuã - Mais procurada de Porto Seguro, essa praia ótima para quem quer curtir a agitação da cidade durante o dia. As águas são bem claras e calmas, sendo perfeitas para quem não gosta de muitas ondas. Aqueles que querem mais atividades, a Taperapuã oferece vôlei, futebol de areia, caiaque e passeios de banana boat. Na orla, grandes barracas com estrutura de restaurantes chamam a atenção de turistas com bastante música, shows e lambaeróbica, como as Axé Moi, Vira-sol e Barramares.

Mundaí - Suas águas calmas e bastante sombra de coqueiros fazem Mundaí ser a primeira bela praia da orla de Porto Seguro, a 4 quilômetros do centro. Apesar de ter um ar campestre, a grande barraca Tôa-Tôa eleva o clima com as músicas de axé, shows, lambaeróbica e loja de souvenires. Para sair do ambiente agitado, o Jamaica Bar tem um ar totalmente diferente, com uma trilha sonora cheia de blues, reggae e rock. Durante o verão, um passeio de helicóptero é ótimo para ver de cima tudo o que acontece na praia.

Itacimirim - Com quase um quilômetro de extensão, a Itacimirim está a 3,5 quilômetros de Porto Seguro, e, na maré baixa, fica repleta de piscinas naturais. Além disso, a praia conta com uma faixa de areia tomada por barracas superanimadas que oferecem diversos tipos de bebida (como cerveja e caipirinha) e petiscos. Os pratos típicos da região à base de frutos do mar também são muito pedidos nos restaurantes da orla.
Há alguns anos, a vila de Trancoso deixou de ser rústica e isolada
para ser um grande destino turístico
Trancoso – Apesar de não ser uma praia por si só, o município de Trancoso atrai muitas pessoas que viajam para Porto Seguro. Há alguns anos, a vila deixou de ser rústica e isolada para ser um grande destino turístico. Sua praça principal, o Quadrado, é o local mais movimentado de lá, com bares, restaurantes, pousadas, lojas de artesanato e de grife. Além disso, suas praias são a principal atração, como a do Espelho, Patimirim, Itapororoca, Itaquena e a dos Nativos.

Curuípe (Espelho) – A atmosfera calma é marcada por sua enseada protegida por recifes e de ondas fracas, sendo perfeita para quem quer relaxar um pouco na areia. Estando a 3 quilômetros do centro da cidade, a Curuípe tem uma faixa de areia estreita e muito procurada por aqueles que querem fazer caminhadas e depois mergulhar no mar. Na orla, algumas barracas oferecem os clássicos coco gelado e peixe-frito. 

No verão, a praia de Mucugê fica repleta de famílias e vendedores
ambulantes na areia, além de luaus e festas durante a madrugada
 Mucugê - Sendo a praia central de Arraial d'Ajuda, a 7 quilômetros de Porto Seguro, Mucugê é cheia de barracas e tem uma ótima infraestrutura turística. No verão, o local fica repleto de famílias e vendedores ambulantes na areia, além de servir de palco para luaus e raves durante a madrugada. Suas águas são bem apropriadas para banho e a prática de esportes náuticos, formando piscinas naturais.

Rio dos Mangues - Essa é a última praia da beira mar de Porto Seguro, a 8 quilômetros da cidade. O local é perfeito para quem quer apreciar a natureza, sendo uma mistura da vegetação do mangue e da água do seu rio com os coqueiros e a água salgada do mar. A Rio dos Mangues é muito boa para praticar esportes, como caminhadas, caiaque, vôlei, futebol de areia e ultraleve. Na maré baixa, suas águas calmas e rasas formam piscinas naturais.

Ponta Grande - Essa praia semideserta conta com uma areia amarelada, águas cristalinas, aquecidas e de ondas bem fracas. Quando a maré está baixa, é possível ver os recifes e se refrescar em piscinas naturais. Nos lugares mais movimentados, as cadeiras e mesas de praia, quiosques e restaurantes tomam o local. Para quem gosta de esportes, a praia é apropriada para a prática de windsurfe, passeio de lancha, caiaque e banana boat. 
Na maré baixa da Coroa Vermelha formam-se piscinas naturais
que ficam repletas de corais e peixes coloridos
Coroa Vermelha - Passando da praia da Ponta do Mutá, é possível encontrar a de Coroa Vermelha. Suas águas claras e calmas têm ondas bem fracas e são ótimas para quem quer apreciar a vista do lugar. Na maré baixa formam-se piscinas naturais que ficam repletas de corais e peixes coloridos. Além disso, a praia é um bom lugar para comprar peças de artesanato por um preço bem em conta.

Mutá - Sendo pouco frequentada e com águas bem mornas, calmas e cristalinas, a praia é um ponto de parada de escunas e embarcações que levam à Coroa Alta, um banco de corais que se transforma em piscinas naturais na maré baixa. No verão, o lugar é ótimo para passeios de ultraleve e, no ano todo, para passeios de barco até os recifes locais.

Parracho - No verão, essa praia se torna um grande ponto de encontro entre jovens, com as barracas locais oferecendo música durante o dia todo, além de aluguel de equipamentos de esportes náuticos, como de mergulho, pranchas de windsurfe e caiaques. O local também conta com quadras de esportes na areia, como vôlei, futevôlei e futebol, e festas muito concorridas.
 
http://www.pureviagem.com.br/noticia/turismo-em-porto-seguro-as-praias-do-destino-baiano_a4218/1
 
.