ROTA ECOLOGICA, PISCINAS NATURAIS E PRAIAS DESERTAS NO LITORAL NORTE DE ALAGOAS


Com aproximadamente 300 km de extensão cercados por uma barreira natural construída a milhares de anos por corais, a fantástica Rota Ecológica ou Costa dos Corais está localizada no litoral norte de Alagoas e atraí turistas que procuram praias desertas com águas mornas, gastronomia de qualidade, conforto de pousadas rústicas á beira mar e um turismo ecologicamente sustentável.


A região que começa a poucos quilômetros de Maceió e termina na divisa do Pernambuco, contém o segundo maior banco de arrecifes do mundo, ficando atrás apenas da Grande Barreira de Coral da Austrália. Em maré baixa é possível nadar nas centenas de piscinas naturais tudo isso ao lado de uma variedade enorme de peixes.


A região foi preservada graças ao traçado da estrada litorânea de Alagoas, que na altura de Barra de Santo Antônio faz um desvio para o interior e só retorna à costa litorânea em Maragogi. Os pouco mais de 40 km de praias entre Barra de Camaragibe e Japaratinga são servidos por uma estrada secundária, com um trecho de asfalto (até Porto de Pedras), uma balsa (para atravessar o rio Manguaba entre Porto de Pedras e Japaratinga) e um trecho que alterna estrada de chão com paralelepípedos (em Japaratinga).

Como chegar:

A maneira mais rápida para chegar a Rota Ecológica é através de Maceió. Seguindo pela AL-101 em direção a Barra de Santo Antônio, pegue o desvio para estrada secundária que percorre 40 km de praias entre Barra de Camaragibe e Japaratinga.

São Miguel dos Milagres:

A mais conhecida vila de pescadores do litoral Alagoano é também uma das mais antigas e conta com apenas uma rua principal, cercada por outros povoados. Por não receber parte do roteiro dos muitos turistas que visitam a capital alagoana a vila continua bem preservada e encanta todos com suas casinhas coloridas. As primeiras praias do percurso são as do Merceneiro e a do Riacho.


A Praia do Toque possui diversas opções de pousadas luxuosas. Por não possuir acesso para carros o local é bem reservado e possui ótimas referências gastronômicas. Se desejar fazer alguma refeição na região é preciso fazer uma reserva com antecedência ou se hospedar em algum hotel.


O rio Tatuamunha marca o início do vilarejo de Porto Pedras. Quando estiver na região não deixe de visitar à sede do Projeto Peixe-Boi, que introduz a natureza peixes-bois nascidos nos criadouros da sede do projeto em Itamaracá. Outras opções de passeios são os casarões centenários do vilarejo de Tatuamunha e a praia da Laje.


Considerada por muitos a praia mais bonita da Rota Ecológica e do Brasil, a Praia do Patacho é a última antes do rio Manguaba, por ser super extensa, a praia é praticamente deserta durante o dia inteiro é possível ver poucas pessoas caminhando pela areia, na maioria casais. Quando a maré está baixa o passeio ideal é ir caminhando até as piscinas naturais mar adentro.


Japaratinga:

Após pegar uma balsa para atravessar o Rio Manguaba encontra-se Japaratinga um dos mais belos lugares no litoral nordestino.
Sua tranquilidade e belas praias garantem lugar de destaque como importante destino turístico do Brasil. Seus 15 quilômetros de litoral abrigam as praias de Bitingui, Barreiras do Boqueirão e a praia do pontal.


Maragogi:

Famosa pelas Galés, conjunto de piscinas naturais,Maragogi é considerada o tesouro mais precioso da Costa dos Corais. O lugar é comparado por muitos turistas às ilhas caribenhas, graças à cor azul-turquesa da água. Além das Galés, que já foram bastante exploradas, há outras piscinas naturais, como Taoca e Barreira de Peroba, que são mais preservadas.


Qual a melhor época para visitar a Rota Ecológica?

As temperaturas são altas e chegam até 30ºC no verão. Entre os meses de maio e julho, as chuvas aumentam. É muito importante programar a visita durante a maré baixa, condição necessária para que os passeios sejam feitos. Consulte a tábua de marés da marinha.