SANTA CRUZ DE CABRÁLIA TEM PRAIAS DESERTAS E MUITA HISTORIA


TV NORDESTE - Dona de praias praticamente desertas, rios navegáveis ideais para a prática de esportes náuticos e vilas históricas, Santa Cruz Cabrália é um importante centro turístico do sul da Bahia. Mais tranquila que a vizinha e badalada Porto Seguro – distante apenas 23 quilômetros –, a cidade fica entre o rio João de Tiba e um quebra-mar natural, situado na baía de Cabrália.

Na Reserva Indígena da Tribo Pataxó, dentro do município, fica um dos pontos turísticos mais importantes da região: a praia Coroa Vermelha, local da celebração da primeira missa em território brasileiro e marco do descobrimento do país. Alguns dos passeios mais concorridos da região são feitos a partir de Santa Cruz Cabrália, como a viagem de barco para recantos intocados como as praias da vila de Santo André e os bancos de corais de Coroa Alta. 



O sol é generoso durante o ano inteiro, mas nos meses de inverno (entre junho e agosto), a probabilidade de ocorrer chuvas na região é grande.



Na área onde hoje fica a cidade existiu, inicialmente, o povoado de Santa Cruz, destruído pelos índios Aimorés em 1564. O local corresponde ao atual território da Reserva Indígena da Tribo Pataxó, com sede emCoroa Vermelha.


Com paisagens naturais belíssimas e com a tranquilidade característica das cidades do interior da Bahia, Santa Cruz Cabrália reúne casas antigas e edifícios históricos, a beleza da Unidade de Conservação Santo Antônio e da foz do rio João de Tiba, além de ilhas recobertas pelo manguezal e do quebra-mar natural de recifes. A Coroa Alta (imenso recife com banco de areia em alto mar) é um dos pontos mais visitados da cidade.